segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Vendendo tempo

Essa idéia eu tive pela primeira vez enquanto estava num canal sobre Linux no IRC ( faz tempo, né? ) .Depois, eu escrevi na aula de espanhol. Mas nunca gostei do final. Acho que falta algo pra fechar a história.

Tempo é dinheiro

- Com licença. Eu acabei de ver o anúncio lá fora e ...
- Claro, claro! Como não? Pode se sentar, por favor. Então? O senhor está interessado em nosso produto?
- Err... Pra ser sincero... Eu...
- O que é isso? Não precisa ter vergonha. Hoje esse é um produto muito procurado.
- Mas esse é o motivo de eu ter entrado aqui. Eu fiquei meio confuso. Vocês estão vendendo tempo?
- Isso! Como pode ver ainda estamos apenas começando o negócio. Mas é muito promissor! Tempo será o petróleo do século XXI!
- Mas... Vender? Como podem?
- É fácil! Nós compramos o tempo que seria desperdiçado, classificamos e depois o vendemos com uma pequena margem de lucro.
- Mas...?
- Chega de “mas”! Você entendeu direito. E, além disso, me parece que o senhor é uma pessoa que precisa de um tempinho extra.
- É... Pensando bem, eu poderia aproveitar alguns minutos a mais na cama e...
- Mas isso é ótimo! Os minutos de sono estão em promoção esta semana. Ao comprar o pacote receberá gratuitamente minutos para terminar de assistir o jornal da manhã.
- Mas...
- De novo com esse “mas”!
- Eu pensava que todo o tempo fosse igual.
- Não, não. Esse é um erro comum das pessoas. Elas acreditam que o tempo é o mesmo para todos, mas não é. Não se pode crer que o tempo que gasta num banho quente no inverno tem a mesma importância que o tempo que gasta com sua avozinha que está enferma. O tempo de um engenheiro não é o mesmo de um pedreiro. O tempo é diferente para cada pessoa e em cada situação.
- Mas isso é errado! Deus nos fez todos iguais!
- Deus, Deus, Deus! Imagine se Deus tivesse mais alguns dias. Tudo o que ele poderia ter feito!
- Isso é uma besteira! Eu não tenho tempo para ficar aqui ouvindo isso!
- Claro que não tem! Se tivesse não estaria aqui comprando, mas vendendo seu tempo.
- Basta! Você é louco!
- E a sua compra do pacote de minutos de sono?
- Que compra que nada! Vou embora daqui agora mesmo. Louco!
- Se é o que o senhor deseja. Estaremos aguardando o seu retorno.

***

- Bom dia! Vejo que pensou melhor no assunto.
- Sim... Sabe como é? Estive pensando...
- Sim, sim. Continue.
- E tenho estado muito atarefado... Muito trabalho... Pouco sono...
- Sim, sim. !Rápido, que tempo é dinheiro!
- Eu gostaria de adquirir o seu produto...
- Claro que gostaria!
- E estou interessado naquele pacote para sono...
- Porém a promoção daquele pacote acabou. Agora há outra em que oferecemos tempo para...
- Eu quero aquele pacote da promoção de tempo de sono!
- Ok, ok! Calma. Aquele pacote era apenas para aquela ocasião. Mas podemos fazer análise para ofertar a melhor forma de aquisição de tempo. Por exemplo, temos o pacote ouro que permite...
- Chega! Eu quero o pacote de tempo na cama. Além disso, eu preciso de tempo para fazer meu trabalho. Eu tinha que entregar meu relatório ontem e...
- Ahhhhh! Sinto muito, mas não trabalhamos com tempo passado.
- Como não? Então como vou usar tempo que vou comprar? Eu quero mais tempo para fazer o que não pude.
- Porém oferecemos tempo apenas para utilizar em atividades futuras.
- Mas como saberei que vou a precisar de mais tempo em atividades futuras?
- Isso é fácil. Você terá que se organizar melhor.
- Se eu soubesse me organizar eu não necessitaria de mais tempo! Estou aqui justamente porque não consigo me organizar com o tempo que tenho.
- Nesse caso podemos oferecer mais tempo para pedir desculpas pelo atraso.
- Não! Você não me entendeu. Não quero pedir desculpas. Quero fazer as minhas coisas, ficar com minha família, dormir tranqüilo. Só quero mais tempo!
- Calma. Calma. Não há motivo para o senhor ficar alterado. Aqui justamente vendemos esse tempo. Tudo o que precisa é se programar melhor. Comprar somente o tempo que irá usar. Até porque não aceitamos devoluções.
- Mas isso é loucura! Eu só quero mais tempo! Como posso ter mais tempo se tenho que gastá-lo planejando como usar?
- Veja bem. Não é tão complicado. Pegue o dinheiro, por exemplo. É preciso gastar dinheiro para que possa mantê-lo. É preciso investir dinheiro para ganhar mais dinheiro. O mesmo ocorre com o tempo. Precisa passar um tempo planejando para que consiga utilizar da melhor forma. Tempo é dinheiro!
- Não! Não pode ser! Para ter tempo tenho que gastá-lo? Isso é um círculo vicioso! Assim nunca terei tempo!
- Olha, o senhor está muito agitado. Acredito que o melhor agora é o senhor ir pra casa e relaxar. Aproveite e leve um pouco de tempo para pensar no assunto. Essa é por conta da casa. A primeira sempre é de graça.

Um comentário:

  1. Hahaha. Esse texto é ótimo!!
    Se pudesse comprar tempo, eu certamente compraria, para investir em sono, mais trabalho (ou seja, rendimento) e projetos pessoais.

    ResponderExcluir